Prática de Yoga em Relação aos Doshas


Texto por Vitor Caruso Jr., em 04/08/2008

Estas são instruções gerais que devem ser conversadas com o professor de yoga, após o exame de sua tipologia predominante de doshas.

Os indivíduos com predominância Vata devem procurar acalmar-se, aterrar, manter-se firme na execução das posturas, foco nas respirações nos momentos de permanência são bem importantes. Nos estilos de prática com vinyasa ou os estilos com fluxo de movimento, deve-se procurar o movimento com lentidão, pois sua tendência é acelerar os mesmos. Ter mais consciência nos gestos é muito importante.

Os indivíduos de Pitta devem manter-se calmos e tranqüilos (frescor), e aproveitar as posturas relaxantes, estendendo sua execução. A respiração deve ser muito, muito suave e tranqüila.

Não é aconselhado fazer a prática nas horas mais quentes do dia (em torno do horário do almoço).

Os tipos de Kapha tendem a ser mais sedentários e não gostam frequentemente do exercício vigoroso. Para esta razão, sua prática deve ser energética, aquecendo-se, e mantendo-se estimulado. vinyasa ou estilo com fluxo de movimentos são bons para o kapha, evitar permanecer excessivamente nas posições, e manter a respiração ativa, suave, mas ativa.