Em busca de Francisco com um guia de melhoramento

Foi este livro que estimulou a retomada do tema de Francisco de Assis como nossa importante referência. Nosso retiro de carnaval de 2015 terá Francisco e suas experiências nos orientando nas decisões de nossa vida. Vamos ao livro.

O autor Ian Cron teve uma ideia brilhante.
Um pastor de uma das igrejas evangélicas mais rica dos Estados Unidos começa a se questionar sobre os rumos que a comunidade está assumindo com base em sua liderança. A gota d'água é a morte de uma criança, pertencente à comunidade. Tudo não parece fazer sentido e Deus é o mais injusto dos Deuses.
Este pastor é então convidado por um tio, frei franciscano, à passar uma temporada em Assis, e vivenciar a história de Francisco. (O que pretendemos fazer um pouco neste carnaval)
O livro alcança um de seus pontos mais preciosos, quando o pastor começa a vivenciar aprendizados sobre a vida de Francisco diretamente de seu tio e outros frades companheiros.
A transformação pessoal de Francisco, a busca por fazer a vida de acordo com o Evangelho de Jesus, sem críticas à Igreja Católica , agindo em favor dos que mais precisam, e a alegria, o canto e a própria teatralidade para viver a paz e o amor, tudo isto, grita aos ouvidos do pastor e mostram que a mensagem de Francisco é mais do que atual, imprescindível para os dias de hoje.
Algumas reflexões teológicas são muito valiosas e aparecem entre os diálogos dos personagens.
Apenas o final do livro que parece repentino, e o livro deixa uma vontade de "quero mais".
Mas sim, uma ótima e leve leitura que eu indico.

Por Vitor Caruso Jr. em Dezembro de 2014