Carta de Amor a José Antônio Andreguetto



Carta enviada em Outubro de 2008

Com toda admiração e respeito a

José Antônio Andreguetto (Secretário do Meio Ambiente de Curitiba)

cc. Sérgio Galante Tocchio (Departamento de Parques e Praças)


quero expressar a admiração e congratular pelo explícito trabalho que vossa secretaria realiza.

Curitiba, sem dúvida, tem em suas Parque e Praças, um exemplo para todo o Brasil.

Escrevo esta para que não nos tornemos, justo agora, um exemplo negativo.

Após o vandalismo praticado contra o Buda da Praça do Japão, este foi recolhido e a praça está a meses sem seu patrimônio restituído ao cidadão.

Esta decisão de nos recolhermos mediante o gesto de agressão ao patrimônio público, nos coloca omissos junto ao preconceito religioso, vandalismo e desrespeito cultural. Ações criminosas.

Peço encarecidamente que a imagem, símbolo de uma tradição religiosa, filosofia e cultura, que nos apresenta ideais de paz e diálogo, retorne ao seu local, em uma demonstração de respeito a esses ideais de cultura de paz.

Este pedido não só feito em nome do Conselho de Cultura de Paz da Cidade, pertencente ao Executivo, constituído de várias entidades públicas, não-governamentais e privadas, mas também em relação com as entidades budistas desta cidade, que cito: Comunidade Zen Budista de Curitiba, Dorje Ling Gonpa, Centro de Estudos Budistas Bodisativa Paramitta e Grupo Paz a Cada Passo, além da Associação Ciência Meditativa de Cultura de Paz.

Vale ressaltar que algumas destas entidades financiaram a última restauração da imagem, e devolveram ao município completamente nova e restaurada, e todas estão dispostas a ajudar se isto for necessário novamente, ou qualquer solução que não signifique o calar-se em concordância com à agressão.

Tenho certeza, conhecendo vosso belo trabalho, que será com exemplos positivos que Curitiba continuará como referência para o nosso país. Saibam que possuem parceiros dispostos a ajudar para isto.

Muita paz em vossos corações.

Vitor Caruso Jr.

Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Curitiba
Presidente da Associação Ciência Meditativa de Cultura de Paz