Qualidade de Vida, Câncer e Espiritualidade

Qualidade de Vida, escolha entre câncer ou espiritualidade
Em 2.000 fui diagnosticado com câncer, na época, exercia a função de diretor de multinacional em Curitiba.
Surpreso, aos 30 anos, pois era um esportista, praticava corridas, e brincava de short triathlon, quando podia.
A juventude, e o ritmo esportivo, superior ao da maioria das pessoas me fazia acretidar que tinha especial proteção, e que não necessitava de mais cuidados, alimentares, emocionais ou espirituais. Afinal, era um atleta, já havia desempenhado boa performance em 5 São Silvestres.
O que isto tem a ver com você?
Escrevi meu primeiro livro, contando os detalhes do que foi considerada uma cura extraordinária, em tempo recorde, livro chamado “Com Qualquer Um de Nós”.
Esta é a mensagem, esta história tem relação com qualquer um de nós.
Segundo o “World Cancer Research Fund” são aproximadamente 2,8 milhões de novos casos por ano, só no Brasil, 500 mil novos casos por ano.
A medicina avança, a quimioterapia avança, a radioterapia avança, mas a incidência do câncer, e sua mortalidade, também tem o seu avanço.
Segundo a mesma instituição, 20% dos casos poderias ser facilmente evitados com pequenas medidas mais saudáveis, principalmente, alimentação mais natural, atividade física constante e meditação ou outras práticas espirituais que nos elevam o pensamento.
E qual a lógica que está por detrás disto, destas medidas sugeridas.
Uma alimentação mais natural, a atividade física para dar movimento e dinâmica ao sistema energético do corpo, e efetivas práticas de tranquilização e melhora de relacionamento com o próximo, são medidas de incremento da Vida.

Ser Pró-Vida é ser a favor da criação, é ser uma criatura que procura se harmonizar com a criação e seu criador. Estas medidas todas são promotoras de saúde, pois são harmonizadoras com o sistema da vida.
Ser Anti-Vida é incrementar o estresse, bloqueador do sistema imunológico, é se fechar para relacionamentos, em atitude egoísta, é ser tomado por emoções de raiva, ódio, ou excessivo apego.
Espiritualizar-se é ser Pró-Vida, é estar em conexão, em harmonia com o Criador.
Buscar diariamente esta conexão quando nos alimentarmos, quando falamos com o próximo, e nos relembrarmos disto em caminhadas contemplativas, em momentos de prece será um caminho seguro para a recuperação, ou promoção da saúde.


Livros que falam sobre este tema:
Com Qualquer Um de Nós AMARIA - O que você faria se você evoluísse?

Texto do Irmão Vitor Caruso Jr., escrito em Outubro de 2012