Transformação e Cura pela Paz Interior

Podemos ser surpreendidos por notícias de familiares, ou pessoas queridas, que acabam por adoecer repentinamente. Temos às vezes um raciocínio infantil, de que pessoas boas não adoecem. Mas esta é uma forma parcial de entender a saúde, e a manifestação plena da vida em nós.
Quem deixa-se levar por emoções ruins, já está doente, e esta doença pode ou não aumentar de grau.
Pessoas boas, apesar de serem boas, podem ser levadas por emoções que lhes perturbem.
Quantas mães de jovens drogados, sofrem, esforçam-se em gestos de abnegação, auxiliam outros familiares, mas sucumbem doentes, incapazes da cura do filho. Apenas um exemplo, de que a bondade em si, não nos livra de emoções e situações perturbadoras.


Conheço padres, pastores, professores de yoga, assistentes sociais que tem seu trabalho em pacificar o próximo, mas acabam sendo arrasados por uma avalanche de atividades, difíceis situações, e mais difíceis emoções, que levam embora a tranquilidade de seu coração, e consequentemente, sua saúde.
Preservar o coração, a tranquilidade do seu coração é um desafio constante.
Aprendi da maneira mais dura, curando um câncer, a importância deste preservar e tranqüilizar.
É desta forma que poderemos deixar que o corpo físico tenha a estabilidade para seus auto-ajustes, descansos, repousos, e sobretudo, desfrute das alegrias, maravilhas e milagres da vida.
A Sabedoria da Vida permite que o corpo encontre forças de recuperação nas mais diversas situações difíceis, como um animal ferido na floresta, ou um cachorrinho que busca o descanso, só repouso, às vezes sem comer, para que a capacidade de cura se concentre na restauração.
Pensemos nisto! Permitamos que a Sabedoria da Vida sempre se faça presente em nosso cotidiano. É a essência do trabalho de Yogaterapia, esta busca pelos poderes de cura dormentes na própria vida, como aconteceu comigo, com o Prof. Hermógenes e tantas outras pessoas que seguem esta busca. Momentos de repouso, descanso, meditação, alegria, desfrute, contemplação devem ser parte do cotidiano, da prática diária, para que a felicidade nos seja familiar, para que quando ela aconteça, não a esqueçamos de reconhecer.
Meu Mestre Zen, Thích Nhat Hạnh não cansa de afirmar que o Reino de Deus, a Terra Pura do Buda, estão sempre disponíveis a nós, precisamos apenas reconhecer. Seu centro de meditação, Plum Village, na França, também é considerado um centro de cura.

Por Irmão Vitor Caruso Jr. em Março de 2013
Minha filha María Mariana brincando em Plum Village, junto a um dos monges da tradição de Thích Nhat Hạnh