O Ensinamento Budista é de engajamento na Vida

Tenho a felicidade de ter conhecido o mestre zen Thich Nhat Hanh.
Frase de Thich Nhat Hanh: Um Sorriso é a mais básica forma de trabalho pela Paz.
Antes de conhecê-lo, já tinha forte encantamento pelo ensinamento budista, em especial pelo Dalai Lama e o budismo tibetano.
Porém havia me deparado com uma certa confusão de linhagens, práticas esquisitas e interpretações, que quando explicadas por Sua Santidade, se mostravam claras e justificadas, mas por outros professores, e praticantes, muito mais pareciam um mimetismo religioso.
Irmão Vitor em visita à residência do mestre zen Thich Nhat Hanh em 2012

Ao encontrar Thay, forma carinhosa que nos referimos a Thich Nhat Hanh, toda a névoa se dissipou.
Não só pela sua história pessoal, de forte envolvimento social, auxílio a vítimas de guerra, mas principalmente pela sua leitura coerente, atual, não-dogmática e lúcida dos ensinamentos do Buda.
A aplicabilidade de sua forma de ensino, especialmente sobre MINDFULNESS, tem sido motivo de convite para palestras nas principais universidades de psicologia do mundo, como Oxford e Cambridge, e também na Universidade de Harvard, na área de Saúde Pública.
As práticas e as técnicas visam a nossa maior lucidez na vida cotidiana, desde cuidando de nossos filhos, lavando pratos, ou caminhando. Podemos ser plenos de espiritualidade em pequenos gestos, não precisamos de momentos, locais, ou práticas específicas para nos elevarmos.
Quando fui ordenado por ele, entre os votos de compromisso, um dos que mais me chamou a atenção foi o que enfatizava o não-dogmatismo, pois deveríamos saber que mesmo as ideias que hoje defendemos, podem não ser mais úteis ou aplicáveis no futuro.
Muitos de seus ensinamentos são de aplicação direta nas relações familiares, meditações sobre emoções traumáticas da infância, ou mesmo a fala mais gentil e amorosa em relação ao próximo. Particularmente, confesso que isto é muito útil e transformador.
Todo seu ensinamento é baseado nos sutras principais do Buda, mostrando o quanto o cuidado com a família, com as relações era parte do ensinamento inicial. Só podermos fazer o melhor, se estamos em nossa condição melhor, mas esta condição melhor, só faz sentido, se aplicarmos para o auxílio do próximo. Muito Cristã e prática esta leitura. Talvez por isto, Thomas Merton, o maior escritor católico do Séc. XX tanto admirou Thich Nhat Hanh. E também justifica a admiração de Dom Helder Camara, importante religioso brasileiro, fundador da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
Irmão Vitor tirando dúvidas sobre espiritualidade com Thich Nhat Hanh em 2008.
Na prática de yoga, o professor Sri Pattabhi Jois dizia que a série de exercícios chamada "cuidado familiar" era a mais avançada, e Chico Xavier, médium espírita, apresentava a família como nosso principal laboratório para a evolução de nosso espírito.
Devido à importância apresentada por tantos respeitados professores de como a espiritualidade e a vida familiar estão relacionadas, penso que os ensinamentos de Thich Nhat Hanh podem ser de fundamental ajuda para uma família mais alegre, feliz e harmoniosa.
Se você quiser vivenciar mais as práticas e conhecer mais os ensinamentos do Budismo e deste grande mestre, estão sendo realizados retiros e cursos de Psicologia Budista em todo o Brasil, acesse o link abaixo.
http://cienciameditativa.blogspot.com.br/2013/08/caminhos-para-uma-mente-iluminada-no.html

Por Irmão Vitor, em Setembro de 2013