7 razões porque o Yoga é superior ao Pilates

Ao observar uma série de comparações entre o Yoga e o Pilates, e me deparar com muitos membros pertencentes a área da saúde como médicos, fisioterapeutas ou enfermeiros demonstrarem preferências pela prática de Pilates, em detrimento à prática de Yoga, sem mesmo saber no que consiste o universo do Yoga, decidi refletir melhor sobre esta questão.
Comparativo entre Pilates e Yoga feito por um estúdio de Pilates
A ilustração acima mostra os principais argumentos a favor do Pilates. Entre as principais vantagens atribuídas exclusivamente ao Pilates temos: condicionamento físico, aumenta a disposição, tem resultados rápidos, dá força sem aumentar volume, perda de peso, uso de máquinas, fortalece os músculos do tórax, e tem a característica de ser um exercício.
Os outros benefícios apontados em comum, e também como exclusivos do Yoga, apesar de não estarem perfeitamente corretos, não apresentam uma visão tão distorcida quanto aos da primeira lista.
Apenas para iniciar a convesa, todos os benefícios apontados acima como exclusivos do Pilates, consigo alcançar com todos os meus alunos de Yoga, isto mesmo, com todos. Até o uso de equipamentos e máquinas é possível no Yoga, apesar de que eu realize isto com muito pouca frequência.
No avanço do aluno, é seu professor que tem o mérito, é a transmissão de uma tradição.
Procurei fazer um brainstorming e refletir quais são as vantagens que encontraria exclusivamente no caminho do Yoga.
1- Tradição testada por centenas de anos, pois beneficia a muitos por todos estes anos.
2- Conexão com linhagens de profunda relação mestre e aluno, que mantém um rigoroso modelo de ensino e prática.
3- Holístico no sentido de envolver corpo, respiração, emoções, mente e espiritualidade.
4- Fisicamente mais completo, pois pode ser uma atividade aeróbica além de  trabalhar força e flexibilidade. Outra maneira de perceber esta completude é a maoior relação perceptiva que a prática cria com o sistema simpático e parassimpático de nosso funcionamento.
5- Exige maior esforço e prática de seu professor, para que ele seja um exemplo de seu método.
6- Relaciona a atividade ao padrão alimentar mais saudável (mais satívico)
7- Discute e propõe modelos de ética e filosofia de vida
Penso que este assunto talvez seja bastante polêmico, mas também não trazer estes pontos para uma apresentação e clareza seria colaborar com uma certa obtusidade que se tem sobre as semelhanças e diferenças das práticas.
Escrito por Vitor Caruso Jr. em Dezembro de 2015